segunda-feira, 20 de junho de 2016

FEST 2016 #1: Amor em tempos de cólera


 
O FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema inicia-se hoje e decorre até dia 27 de Junho em Espinho. Colaborei com alguns textos para o jornal do festival, os quais poderão também ser lidos no À pala de Walsh.
 
O primeiro é sobre o documentário (se bem que matizado por uma dimensão ficcional) Alisa in Warland (2016), de Alisa Kovalenko e Liubov Durakova, em competição na secção Lince de Ouro - Longa-Metragem de Documentário. O filme passa amanhã, pelas 22h30. O meu texto para ler aqui (clicar).
 
"Todo este olhar documental e “macro” sobre a História colectiva de um país corre em paralelo com um tocante olhar “micro”, agora docuficcional (na senda do género híbrido em que o documentário se vem contemporaneamente transformando), sobre a história individual de amor entre Alisa e o seu namorado Stéphane (um jornalista francês correspondente na Ucrânia), modo de ilustrar como as duas “histórias” (com “H” maiúsculo e minúsculo) se influenciam e condicionam reciprocamente, e como nem sempre a urgência da História permite a subsistência das relações humanas mais íntimas (...)".
 
[Excerto]

Sem comentários: