sexta-feira, 15 de julho de 2016

Curtas Vila do Conde #7: Vária



Sexta-feira é dia para ver, entre outros, Retrospective (2016, Salla Tykka, uma habitué do Curtas) e Pedro (2016, de André Santos e Marco Leão). À noite, depois dos filmes, também há festa.

***
Pedro
A partir da (aparente) simplicidade de um dia de praia entre mãe e filho, a dupla portuguesa prossegue na senda formal e material dos seus trabalhos anteriores (exibidos amiúde no Curtas), construindo um filme cujo silêncio global rima com os “silêncios” mal resolvidos daquela relação (o namorado da mãe, as idas à “casa de banho” do filho), tema – o da dificuldade de comunicação familiar – que já vem de Má Raça. O som, recurso magnificamente trabalhado e verdadeiramente central na composição do filme (tal como na curta Infinito, por exemplo), chega, quase sempre (com excepção da momentânea banda sonora), de elementos exteriores: a mota, o vento, o mar. Nos planos sobre o rosto adolescente de Pedro e, sobretudo, no gosto por esse rosto, ecoa uma vasta tradição do cinema português, a começar em Paulo Rocha e Manuel Mozos, passando por Teresa Villaverde e chegando a Pedro Costa (e, mais recentemente, a João Salaviza). Mas existe também essa atracção pelo corpo, a mesma de alguém como, por exemplo, João Pedro Rodrigues ou, fora de portas, Pasolini, de quem Mamma Roma faz uma aparição no plano da mãe agarrada ao filho de mota. O gag dos sapatos, determinante na narrativa, é inteligentíssimo: uns e outros a dar largas, de acordo com a liberdade que a norma social concede, aos mesmos desejos nos mesmos refúgios (o mesmo bosque, aliás, de um filme, que aqui não deixa de ressoar, como O Desconhecido do Lago, de Alain Guiraudie, ou da própria curta dos realizadores Aula de Condução).

Retrospective
Podemos falar sobre a nossa vida a partir de determinados objectos? Artista visual multi-facetada (cinema, vídeo, fotografia), Salla Tykkä – cuja obra tem sido frequentemente exibida no Curtas, tendo mesmo sido uma das autoras In Focus em 2009 – ensaia, como o título indica, a retrospectiva de uma mulher tendo como referente cronológico o material fotográfico que esta foi adquirindo, pela sua voz se ouvindo a descrição das características, funcionalidades e outras particularidades e sendo nas dúvidas que tem sobre determinados aspectos que reside uma das dimensões mais interessantes do filme, a do esquecimento e da fragilidade da memória (“foi mesmo assim?”). O registo não é biográfico no sentido convencional do termo, pelo que a narração em off diz mais sobre o material do que sobre a vida pessoal da mulher, se bem que os objectos que estimamos possam, por vezes, revelar muito sobre nós. E depois, claro, há a imagem, não apenas a da mulher a manejar o equipamento mas, sobretudo, aquela que é filmada em diferentes momentos e locais (Patagónia e Terra do Fogo), quase sempre em registo paisagístico, a espaços poético, e cuja acumulação vai, bem assim, construindo toda uma outra paisagem, “memorial” (e neste sentido sim, biográfica), tal e qual as imagens mais ou menos nítidas (o problema da fidelidade da memória, novamente) que conservamos dos locais por que passámos na vida.

Sem comentários: